Vantagens e desvantagens de publicidade em outdoors

Escrito por michael wolfe | Traduzido por igor de o. peixoto
Vantagens e desvantagens de publicidade em outdoors
Os outdoors já estão no mercado há décadas. (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Os outdoors são grandes painéis dispostos ao lado de rodovias e outras áreas onde estejam visíveis para muitas pessoas. Eles podem ser usados para divulgar produtos e serviços para o consumidor, além de mensagem de serviço ao público. Apesar de existirem há décadas, eles ainda possuem várias vantagens com relação a outras formas de propaganda. No entanto, também têm uma quantidade significativa de desvantagens.

Vantagem: visibilidade

A visibilidade talvez seja a maior vantagem dos outdoors. Ao passo que geralmente é relativamente fácil que uma pessoa folheando uma revista pule um anúncio ou não observe um banner ou propaganda em um site, o outdoor domina o campo de visão do espectador. Ao se colocar um em destaque do lado de uma rodovia movimentada, espera-se que milhares de pares de olhos sejam atraídos diariamente, muitos dos quais podem se transformar em consumidores.

Desvantagem: dificuldade de se destacar

Apesar de serem muito visíveis, os outdoors não necessariamente se destacam. Se uma pessoa estiver dirigindo em uma estrada, passando por vários deles, pode ignorar todos eles. A não ser que o outdoor tenha um design criativo, a pessoa pode não internalizar a mensagem que está lendo e a publicidade torna-se ineficaz.

Vantagem: barato

Outra vantagem dos outdoors é que são relativamente baratos em comparação com comerciais de TV e certos tipos de anúncios multimídia. Além disso, o custo do aluguel de um espaço de outdoor geralmente é razoável. Isso torna essa alternativa uma boa opção de marketing para empresas que não tenham um orçamento muito elevado para publicidade, mas que desejam alcançar um grande número de consumidores.

Desvantagem: sem foco

Ainda que a visibilidade ampla tenha suas vantagens, os outdoors podem não direcionar suas mensagens para um tipo específico de cliente. Certos tipos de propaganda permitem à empresa direcionar seu apelo a um público particular. Por exemplo, os anúncios impressos possibilitam o direcionamento para periódicos lidos por pessoas que têm mais probabilidade de comprar os produtos: uma companhia de calçados esportivos, por exemplo, pode anunciar em uma revista de esportes. No entanto, os outdoors não permitem o marketing focado em um nicho.