×
Loading ...

Como amolecer pão dormido

Os pães são melhores quando saem do forno, mas, após 24 horas, eles começam a ficar ressecados. Como esses pães ressecados não servem para o consumo, os cozinheiros às vezes usam-nos para fazer pudins, saladas, farinha de pão caseira ou croutons. No entanto, se você planeja assar os pães um ou dois dias antes de servi-los, ou se prefere comê-los amanhecidos sem colocá-los em outra receita, é possível reaquecê-los para deixá-los menos ressecados e mais macios.

Instruções

Amoleça pães dormidos no forno ou no micro-ondas para diminuir sua textura ressecada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Método do micro-ondas

  1. Coloque os pães macios em uma bandeja. Não use esse método para pães crocantes, pois o calor do micro-ondas irá deixá-los feito borracha.

    Loading...
  2. Cubra a bandeja com papel manteiga ou morim e coloque-a no centro do micro-ondas.

  3. Configure o tempo de aquecimento para dez segundos por pão. Por exemplo, programe 20 segundos caso esteja aquecendo dois pães e assim por diante. Pressione o botão "Iniciar".

  4. Abra o micro-ondas e toque nos pães quando o aquecimento acabar. Se eles estiverem na textura adequada, retire-os do micro-ondas e sirva-os. Se não, ligue o eletrodoméstico novamente.

  5. Deixe-o ligado por mais 10 segundos por vez, verificando os pães a cada parada. Tome cuidado para não os aquecer muito, pois isso deixará os pães com textura e borracha. Quando eles estiverem prontos, retire-os do micro-ondas e sirva-os.

    Colocando pães crocantes no forno

  1. Preaqueça o forno a 180 °C por dez minutos.

  2. Enrole os pães crocantes separadamente em papel alumínio. Se você preferir crocante por fora e macio por dentro, use esse método para os pães macios aquecidos anteriormente no micro-ondas.

  3. Coloque os pães embrulhados diretamente sobre a grade central do forno e configure o temporizador para dez minutos.

  4. Após esse tempo, abra o forno e remova um pão. Desembrulhe-o e verifique sua textura. Com uma faca, corte-o no centro. Se a textura for a desejada, retire os pães remanescentes do forno. Se não, volte a embrulhar o pão e coloque-o no forno junto com os outros.

  5. Configure o temporizador para mais cinco minutos, se os pães não estiverem prontos. Após esse tempo, verifique um pão como indicado acima e repita o mesmo em intervalos de cinco minutos até alcançar a textura desejada. Quando tudo estiver pronto, retire os pães do forno.

  6. Desembrulhe todos os pães para evitar que suem. Sirva-os imediatamente.

Loading...

Dicas

  • Se você quiser aquecer pães macios no forno, saiba que eles ficarão crocantes por fora. Como qualquer outro pão, seu interior continuará macio.
  • Se você quiser que o exterior crocante do pão fique ainda mais crocante, use o método do forno sem papel alumínio. Nesse caso, aqueça os pães por apenas seis minutos, em vez de dez.
  • Se quiser, use esses processos com pães congelados. Para isso, deixe-os fora do freezer por uma hora e, então, aqueça-os.

Aviso

  • Nunca coloque papel alumínio no micro-ondas, pois isso causa incêndios.

O que você precisa

  • Bandeja
  • Papel manteiga ou morim
  • Micro-ondas
  • Forno
  • Papel alumínio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...