Como usar barbante culinário para amarrar uma carne

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Amarrar uma carne para assar dá diversas vantagens a um cozinheiro, pois ela se torna um pacote compacto que ficará assado mais uniformemente e terá um visual melhor na hora de servir. Além disso, a amarração evita que a carne cozida se desmanche ao ser removida do forno e, em alguns casos, o barbante pode ser utilizado para marcar as porções individuais a serem servidas posteriormente. Os açougueiros mais experientes usam uma técnica de amarração que utiliza um pedaço contínuo de barbante em toda a carne, mas, para amadores, é mais fácil amarrar cada porção da carne de maneira individual.

Passo 1

Coloque a carne em uma tábua de corte e examine-a com cuidado. Se ela tiver algum pedacinho de osso ou outro detrito resultante do processo de corte, limpe-os com uma toalha de papel úmida.

Passo 2

Corte qualquer gordura em excesso ou tecido conjuntivo com uma faca afiada. Apare a capa de gordura na espessura que você desejar, se aplicável. Se o seu corte for muito magro, talvez precise adicionar gordura à carne ao invés de removê-la.

Passo 3

Enrole a carne em um cilindro firme, juntando qualquer porção solta no centro. Corte um pedaço de barbante de 15 a 20 cm mais longo do que o diâmetro da carne. Em seguida, deslize-o sob uma das pontas dela, dividindo-o igualmente nos dois lados.

Passo 4

Dobre uma das pontas do barbante para fazer uma laçada e então amarre um nó simples com ela; agora você terá uma ponta do barbante com uma laçada e outra reta. Leve a laçada para o topo da carne e puxe a outra ponta através dela. Em seguida, puxe a ponta reta, apertando o barbante na carne, mas sem cortá-la. Coloque seu dedo nesse local para manter o barbante no lugar.

Passo 5

Passe mais barbante sob a porção amarrada, dando outra laçada. Atravesse a ponta livre nesse novo nó e, então, puxe-a para amarrar. Assim que o nó estiver seguro, remova seu dedo do barbante.

Passo 6

Repita o mesmo processo em intervalos regulares até que toda a carne esteja amarrada, depois tempere e asse como quiser. É importante também se lembrar de remover o barbante antes de cortar e servir seu assado.

Mais recentes

×