Como usar barbante culinário para amarrar uma carne

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Amarrar uma carne para assar dá diversas vantagens a um cozinheiro, pois ela se torna um pacote compacto que ficará assado mais uniformemente e terá um visual melhor na hora de servir. Além disso, a amarração evita que a carne cozida se desmanche ao ser removida do forno e, em alguns casos, o barbante pode ser utilizado para marcar as porções individuais a serem servidas posteriormente. Os açougueiros mais experientes usam uma técnica de amarração que utiliza um pedaço contínuo de barbante em toda a carne, mas, para amadores, é mais fácil amarrar cada porção da carne de maneira individual.
Step 1
Coloque a carne em uma tábua de corte e examine-a com cuidado. Se ela tiver algum pedacinho de osso ou outro detrito resultante do processo de corte, limpe-os com uma toalha de papel úmida.
Step 2
Corte qualquer gordura em excesso ou tecido conjuntivo com uma faca afiada. Apare a capa de gordura na espessura que você desejar, se aplicável. Se o seu corte for muito magro, talvez precise adicionar gordura à carne ao invés de removê-la.
Step 3
Enrole a carne em um cilindro firme, juntando qualquer porção solta no centro. Corte um pedaço de barbante de 15 a 20 cm mais longo do que o diâmetro da carne. Em seguida, deslize-o sob uma das pontas dela, dividindo-o igualmente nos dois lados.
Step 4
Dobre uma das pontas do barbante para fazer uma laçada e então amarre um nó simples com ela; agora você terá uma ponta do barbante com uma laçada e outra reta. Leve a laçada para o topo da carne e puxe a outra ponta através dela. Em seguida, puxe a ponta reta, apertando o barbante na carne, mas sem cortá-la. Coloque seu dedo nesse local para manter o barbante no lugar.
Step 5
Passe mais barbante sob a porção amarrada, dando outra laçada. Atravesse a ponta livre nesse novo nó e, então, puxe-a para amarrar. Assim que o nó estiver seguro, remova seu dedo do barbante.
Step 6
Repita o mesmo processo em intervalos regulares até que toda a carne esteja amarrada, depois tempere e asse como quiser. É importante também se lembrar de remover o barbante antes de cortar e servir seu assado.
Referências
- "On Cooking: A Textbook of Culinary Fundamentals"; Sarah R. Labensky et al.; 2003
Dica
- Os nós descritos aqui são fáceis de se fazer. No entanto, se você encontrar dificuldades, faça a amarração como achar melhor.
Advertência
- Use luvar para manter suas mãos limpas. Se não, lave-as bem com água quente e sabão antes e depois de trabalhar com a carne crua.
- Corte quantos pedaços de barbante forem necessários antes de começar a amarração.
Sobre o Autor
Fred Decker is a trained chef and certified food-safety trainer. Decker wrote for the Saint John, New Brunswick Telegraph-Journal, and has been published in Canada's Hospitality and Foodservice magazine. He's held positions selling computers, insurance and mutual funds, and was educated at Memorial University of Newfoundland and the Northern Alberta Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images