Como usar uma churrasqueira a bafo

••• hot charcoal image by Ludovic LAN from Fotolia.com

Churrasqueiras com fornalhas a bafo são as panelas de cozimento lento do mundo de grelhar, combinando sabores defumados à carne durante longos períodos de cozimento e incorporando fogo baixo por ternura. Constituída por uma fornalha ligada à câmara principal de defumo em grade, ela é ligeiramente menor do que uma câmara de cozedura, ou seja, recebe baixa quantidade de calor para não chamuscar a carne. Churrasqueiras a bafo funcionam melhor para cortes maiores e mais gordos de carne, amaciando e dando grande sabor a uma carne dura.

Carne, lascas de madeira e preparação de grelha

Passo 1

Polvilhe a carne desejada com os temperos desidratados e esfregue-os na carne, cobrindo-a por inteiro. Coloque-a em um prato limpo ou travessa, cubra com filme plástico e leve à geladeira por toda a noite.

Passo 2

Coloque as lascas de madeira de defumar na tigela ou balde grande de plástico e encha o recipiente com água suficiente para submergir completamente as lascas. Mergulhe a madeira por pelo menos uma hora antes do momento de defumar.

Passo 3

Abra a escotilha da câmara de defumo principal (a maior dos dois barris), retire a grelha de cozimento e forre o fundo da câmara com papel alumínio para pegar os gotejamentos de carne durante o processo de defumar. Recoloque a grelha de cozimento e feche a tampa.

Passo 4

Encha metade da chaminé de partida com carvão vegetal natural -- cerca de cinco ou seis grandes punhados. Abra todas as aberturas da grade e chaminés.

Passo 5

Amasse o jornal em bolas e coloque embaixo do carvão dentro da fornalha -- a menor dos dois barris.

Passo 6

Coloque a chaminé acendedora no topo do jornal amassado e acenda-o colocando o isqueiro através das aberturas inferiores para incendiar o papel. Espere 20 minutos ou até carvão se tornar cinza e brilhoso.

O processo de defumar

Passo 1

Abra a câmara de defumo e coloque a carne temperada no centro da grelha. Em seguida, feche imediatamente a escotilha.

Passo 2

Despeje um punhado de lascas de madeira molhadas sobre as brasas acesas na fornalha externa e feche a tampa.

Passo 3

Reponha um punhado ou dois de aparas de madeira molhadas a cada 30 minutos, e um punhado ou dois de carvão a cada hora para manter o fogo de cozimento e fluxo de fumaça.

Passo 4

Defume a carne por várias horas entre 120 e 150ºC. O tempo de cozedura e temperatura depende do tipo de carne e do peso.

Mais recentes

×