×
Loading ...

Como comer cogumelos shimeji

O Pleurotus ostreatus, ou o cogumelo shimeji, é encontrado crescendo em árvores o ano todo. Eles têm sósias brotando em troncos que podem confundir os caçadores de cogumelo. Felizmente, nenhum dos similares é venenoso, mas a melhor forma de identificar um shimeji é pelo gosto. Já na cozinha, os fungos frescos podem ser fritos ou grelhados para servir de entrada ou acompanhamento.

Instruções

Mergulhe os cogumelos em água salgada para ajudar a remover os insetos (mushrooms image by Warren Rosenberg from Fotolia.com)

    Colhendo e fritando

  1. Remova os cogumelos das árvores segurando-os perto da base e puxando gentilmente. Os shimejis crescem em aglomerados nos troncos das árvores, principalmente salgueiros. Eles são grandes e macios, com o chapéu branco, cinza ou marrom. Muitas espécies diferentes de cogumelos se parecem com o saboroso shimeji, mas os similares são menos apetitosos. Prove um pequeno pedaço do cogumelo, se o sabor for agradável e terroso, você encontrou um shimeji; se for amargo é de outra espécie. Não experimente os cogumelos crescendo no chão perto das árvores. Muitas espécies que crescem no chão são venenosas.

    Loading...
  2. Lave os cogumelos com água fria. Verifique se há besouros negros. Essas pequenas criaturas são atraídas pelos shimejis.

  3. Corte as raízes, ou micélios, do cogumelo e descarte-as no lixo. Reserve os chapéus.

  4. Coloque duas colheres de chá de manteiga em uma frigideira. Coloque a panela no fogão e ligue em fogo baixo.

  5. Quebre um ovo em uma tigela. Coloque farinha de rosca, alho em pó e orégano em outra tigela. Mergulhe cada cogumelo no ovo e em seguida passe-o na mistura para empanar. O ovo fará a farinha grudar no cogumelo. Pode-se usar azeite de oliva no lugar do ovo.

  6. Coloque o cogumelo empanado na frigideira. Levante o fogo para temperatura média. Deixe o cogumelo dourar dos dois lados, o tempo de fritura é de cerca de 10 minutos.

    Refogando

  1. Pique os cogumelos em cubos ou tiras.

  2. Coloque azeite de oliva, estragão e sal em uma panela grande e ligue o fogo baixo. Adicione alho e cebolas picados. Aumente o fogo para temperatura média e deixe a mistura cozinhar por cerca de cinco minutos, ou até ficar macia e dourada.

  3. Acrescente os cogumelos à panela. Mexa a mistura até que eles estejam cobertos com o azeite e temperos. Continue cozinhando até os cogumelos ficarem macios.

  4. Sirva os cogumelos refogados sobre filé ou como acompanhamento.

Loading...

Dicas

  • Os cogumelos shimeji podem ser desidratados e guardados como tempero. Adicione shimeji ao molho de carnes se quiser um sabor robusto.

O que você precisa

  • Manteiga
  • 1 ovo
  • 3/4 de xícara de farinha de rosca
  • 1/2 colher de sopa de alho em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • Orégano
  • Azeite de oliva
  • 2 cabeças de alho
  • 2 colheres de chá de estragão
  • 1/2 cebola
  • 2 xícaras de cogumelos shimeji

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...