Como cortar costela de vaca

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

A costela de vaca (ou boi) assada é um regalo festivo para muitas famílias em dias de feriado especiais. Tratam-se de cortes da seção da costela da vaca, normalmente ainda com o osso, que são geralmente assados. Em restaurantes, essa parte é usada para fazer as bistecas ou "prime ribs". Um açougueiro pode retirar o osso da costela. Você pode comprar a costela de vaca, já totalmente preparada, em lojas ou supermercados, ou comprar um quarto dianteiro e fazer você mesmo o corte para o assado.

Passo 1

Usando a serra, faça um corte através da cartilagem no osso esterno do quarto dianteiro da carne. Este corte deve ser paralelo à espinha. Isso retira a paleta dianteira e o peito.

Passo 2

Retire as cinco primeiras costelas e toda carne agarrada a elas. Estes são seus assados do acém.

Passo 3

Com a serra, retire a costela-do-traseiro, cortando cerca de 18 a 25 cm a contar da borda interna da espinha. Este corte deve ser paralelo à espinha. A costela-do-traseiro é uma excelente carne para refogado.

Passo 4

Retire o lombo, separando-o das vértebras da peça. Com sua faca de desossar, corte ao longo do osso.

Passo 5

Corte as costelas a cada 8 cm.

Passo 6

Com a faca de desossar, retire o tecido conjuntivo amarelo da camada exterior do músculo.

Passo 7

Divida as costelas, desde a número seis ou sete até ao fim do quarto dianteiro, em duas ou três seções. Essas são as partes, as costelas e a carne, que poderá usar para assar.

Mais recentes

×