Como desidratar alface

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

Folhas de alface possuem poucas calorias e são carregadas de vitaminas A, C e K. Variedades diferentes de alface se mantêm frescas de dois a sete dias na geladeira, mas, após isso, esses vegetais vão apodrecer. Folhas desidratadas vão perder um pouco de sua cor vibrante e seu sabor, mas você poderá guardá-las para consumir depois em sopas ou outros pratos.

Passo 1

Tire as folhas de alface da cabeça e enxágue-as individualmente sob água fria. Remova qualquer sujeira visível e inspecione as folhas enquanto isso.

Passo 2

Estique as folhas e seque-as com o papel toalha. Trabalhar com folhas molhadas vai atrasar o processo de secagem. Tire quaisquer pontos marrons com os dedos. Jogue-os fora. Preaqueça o forno a 60º C.

Passo 3

Coloque a forma sobre uma bancada ou onde você estiver trabalhando. Corte a alface em pequenos pedaços de 5 cm e coloque-os na forma. Espalhe-os em uma única camada.

Passo 4

Coloque a alface no forno e deixe a tampa aberta. Coloque um ventilador alto na cozinha para manter o ar circulando. A circulação de ar e o calor são o segredo para desidratar vegetais.

Passo 5

Asse os pedaços de alface por quatro horas ou até ficarem quebradiços quando tocados. Remova os pedaços de alface com uma espátula reta e espalhe-os em um prato frio. Deixe-os secar de dez a 15 minutos.

Passo 6

Coloque a alface seca em sacos plásticos para armazenamento ou em recipientes plásticos com uma tampa que feche bem.

Mais recentes

×