Como fazer flocos de quinoa

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

A quinoa é um grão de semente de uma planta sul-americana relacionada a beterrabas e espinafre. Ela foi matéria-prima principal no império Inca e, nos últimos anos, tem sido utilizada como grão alternativo pelos Estados Unidos. É rica em proteínas e não possui glúten, embora, durante o processo de moagem, possa ser contaminada com ele. Alguns consumidores gostam de fazer seus próprios flocos de quinoa para evitar o glúten ou para conseguir um melhor frescor. As fragmentadoras de grãos estão disponíveis em versões motorizadas e à manivela ou como um acessório da batedeira Kitchenaid.

Passo 1

Lave a quinoa em água corrente por 20 a 30 segundos a fim de retirar o revestimento amargo que às vezes é encontrado no grão. A maioria das quinoas vendidas no Brasil já vem enxugadas, mas esse é um cuidado importante.

Passo 2

Espalhe-a em uma única camada na assadeira forrada com papelão. Deixe-a secar por algumas horas, mexendo-a regularmente para garantir que a umidade tenha evaporado. Caso ainda esteja úmida, não tente moê-la, pois ela poderá entupir o moedor.

Passo 3

Anexe o seu moedor à mesa de trabalho ou à batedeira conforme indicado pelo fabricante. Encha o recipiente com a quinoa seca. Se o moedor não tiver um compartimento para pegar os flocos moídos, coloque uma tigela sob a rampa de saída.

Passo 4

Acione o moedor com a mão ou ligue o motor, dependendo do modelo que estiver utilizando. Se estiver moendo mais quinoa do que a máquina consiga suportar, esvazie-a caso seja necessário. Continue até que toda a quinoa esteja em flocos.

Mais recentes

×