Guia para descongelar carne bovina cozida ou assada
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images
Ao descongelar carne bovina cozida ou assada, siga as mesmas instruções que se aplicam ao descongelamento da carne crua. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda três métodos para descongelar a carne: um método com água fria, um usando o micro-ondas e um que usa a geladeira. Lembre-se de que, já que o descongelamento libera a maior parte da umidade, a carne cozida descongela mais rápido que a crua.
Água fria
Usar água fria para descongelar carne cozida ou assada é um método de descongelamento que suavemente a traz para a temperatura ambiente. Embale bem a carne em filme plástico e coloque-a em um saco hermético para guardar alimentos. Remova o máximo de ar possível do saco antes de fechá-lo e mergulhe-o em um recipiente com água fria. Troque a água a cada 30 minutos e deixe a carne descongelar por aproximadamente 30 minutos para cada 450 g. Use a carne dentro de 24h depois de descongelá-la e não a congele novamente.
Micro-ondas
Descongele carne bovina cozida ou assada no micro-ondas, seguindo as instruções do fabricante. Sempre use a carne cozida imediatamente depois de descongelá-la no micro-ondas. Coloque a carne sobre um prato forrado com papel toalha apropriado antes de colocar a carne dentro do forno.
Geladeira
A geladeira serve como o eletrodoméstico ideal para descongelar qualquer alimento, incluindo a carne bovina. Ela faz com que a carne atinja de maneira segura os 4° C, a temperatura ideal para guardar alimentos na geladeira. Coloque a carne sobre um prato forrado com papel toalha e ponha na prateleira de baixo da geladeira, longe de outros alimentos. Estime ao menos uma hora para descongelar cada 450 g de carne bovina cozida ao usar o método da geladeira.
Considerações finais
Apesar do micro-ondas poder ser usado para descongelar carne bovina cozida ou assada, ele aquece a carne de maneira desigual, mesmo quando você usa os ajustes específicos para descongelar. Algumas partes da carne cozinharão, e até alcançarão temperaturas para servir, enquanto outras permanecerão frias. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda utilizar a carne descongelada no micro-ondas imediatamente. Nunca congele a carne novamente depois de descongelá-la. Para evitar contaminação cruzada, nunca descongele a carne em áreas onde ela possa entrar e contato com outros alimentos, ou áreas que não sejam adequadas a alimentos, como balcões. Carne previamente cozida pode ser preparada congelada com segurança em um forno a 180º C. Sempre reaqueça a carne cozida ou assada descongelada até alcançar uma temperatura interna mínima de 74° C.
Referências
- "The Professional Chef 8th Edition"; The Culinary Institute of America; 2006 [em inglês]
- U.S. Department of Agriculture: Carne bovina... da fazenda para a mesa [em inglês]
Sobre o Autor
A.J. Andrews' work has appeared in Food and Wine, Fricote and "BBC Good Food." He lives in Europe where he bakes with wild yeast, milks goats for cheese and prepares for the Court of Master Sommeliers level II exam. Andrews received formal training at Le Cordon Bleu.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images