Pano caseiro para fazer queijo

••• cheese image by DuÅ¡an Zidar from Fotolia.com

Os panos para fazer queijo são similares às telas, feitos de gaze de algodão cru com trama solta, e são um material muito útil na produção desse alimento. Apesar de ser um tecido delicado e de muitos outros usos, ele é principalmente um dispositivo de drenagem. Por exemplo, para fazer queijos moles, o pano pode ser usado para separar líquidos de sólidos e também para clarificar caldo de sopas, fazer tofu e deixar iogurte com uma consistência mais grossa. Vários materiais diferentes podem ser usados como substitutos para o pano de fazer queijo e ajudá-lo em diferentes projetos culinários.

Passo 1

Procure saquinhos de chá no armário, devido as suas propriedades porosas, o saquinho normal de chá pode ser usado como substituto para o pano de fazer queijo. Puxe gentilmente o fio, abra o saquinho e retire as folhas de chá. Como eles tendem a ser pequenos, você pode comprar saquinhos vazios que são vendidos para preparar folhas soltas; eles são maiores e mais robustos.

Passo 2

Use um antigo par de meia-calça desfiado ou furado e que não é mais usado. Depois de lavar bem, encontre um pedaço da meia que não está rasgado. Você pode usar o pé ou outra parte que funcione como um coador seguro. Encha a meia calça com queijo, iogurte ou outra comida que quiser drenar e segure a abertura fechada bem firme com suas mãos.

Passo 3

Fronhas ou pedaços de lençóis também atendem essa necessidade. É melhor usar um canto da fronha para receber a comida, usando a ponta para criar mais pressão ao drenar. Se preferir usar lençóis, corte um pedaço quadrado pequeno, coloque comida no centro e, assim como com a meia-calça, segure as pontas fechadas com suas mãos, certificando-se de que tem tecido suficiente para segurar e evitar vazamentos do topo.

Mais recentes

×