Como fazer pé-de-moleque de gergelim

Embora muitos italianos garantam que o pé-de-moleque de gergelim seja coisa deles, a raiz desta receita está fincada mesmo é no Oriente Médio. Popular em muitas das grandes cidades multiculturais do mundo inteiro, o modo de se fazer esta delícia varia de região para região, mas o resultado sempre fica ótimo, seja para ser devorado como uma espécie de bala ou para ser usado como decoração e complemento para sorvetes e arroz doce.

Passo 1

Espalhe as sementes de gergelim em um tabuleiro ou forma grande. Toste por 15 minutos a 180 graus Celsius, mexendo a cada cinco minutos.

Passo 2

Coloque as sementes tostadas em uma panela média, adicione o açúcar, o xarope de milho, a água e a manteiga. Deixe em fogo médio até ferver e mexa sem parar.

Passo 3

Cozinhe tudo por cerca de 20 minutos após a fervura e sem mexer até que a temperatura chegue aos 130 graus Celsius de acordo com um termômetro de uso culinário. Coloque um tabuleiro untado sobre descansos.

Passo 4

Tire a panela do fogo e salpique o bicarbonato de sódio sobre o conteúdo. Depois, despeje tudo no tabuleiro usando uma espátula para espalhar o doce, formando, então, uma camada com mais ou menos 0,5 cm de altura.

Passo 5

Deixe agora que o doce descanse no tabuleiro até que esteja completamente frio.

Passo 6

Quebre a placa de doce em pedaços e guarde-o por vários dias usando um pote hermeticamente fechado.

Mais recentes

×