Como secar e assar cacau

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

O processo de torrefação dos grãos de cacau os secam e os torram. Eles assam a uma temperatura entre 120° C e 160° C, de 5 a 35 minutos. Após assar, as conchas devem ser removidas (joeira) e separadas do granulado de cacau. As conchas podem ser descartadas. As pontas devem ser moídas, para fazer licor de cacau e pó de cacau. Você pode então usar os grãos para café, bolo e outros itens em que o cacau é utilizado.

Passo 1

Pré-aqueça o forno a 220° C. Grãos de cacau assam totalmente entre 120° C e 160° C, mas devem começar o processo a uma temperatura muito elevada, para deixar as conchas quentes o suficiente para sair facilmente (consulte a seção "Dicas"). Elas serão assadas apenas por alguns minutos, a uma temperatura alta e, em seguida, você terá que diminuir o calor. Enquanto o forno aquecendo, espalhe as sementes de cacau uniformemente em duas assadeiras. Asse-as em apenas duas assadeiras cheias de grãos, por vez.

Passo 2

Coloque grãos de cacau no forno a 220° C, por 5 minutos. Após 5 minutos, agite os grãos e continue a torrefação por mais 3 minutos, a essa temperatura.

Passo 3

Diminua a temperatura para 160° C. Continue a torrefação por 7 minutos.

Passo 4

Reduza a temperatura do forno para 130° C e asse as sementes de cacau por mais 10 minutos. Retire os grãos do forno e agora você tem cacau totalmente seco e torrado. Deixe esfriar.

Mais recentes

×