Como selar colheres de pau com óleo goma-laca

••• Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images

Colheres de pau, tigelas de madeira e tábuas de carne de madeiras adicionam ao ambiente de várias cozinhas, charme e calor. Porém, você sabia que utensílios de madeira sem tratamento absorvem água e bactérias podem penetrarem, crescerem e se multiplicarem nos poros e ranhuras desses objetos? Todavia, com um mínimo de cuidado suas colheres de pau pode ser tornar mais higiênicas, além de manter-se bonita e nova por anos. O segredo? Basta um pouco de óleo goma-laca.

Passo 1

Permita que seu óleo de goma-laca, que seja próprio para uso em acabamento de objetos que vão em contato com alimentos, aqueça até a temperatura ambiente. Esse óleo pode ser encontrado em lojas de departamentos ou de materiais.

Passo 2

Certifique-se que sua colher de pau esteja completamente seca. Colheres novas podem ser tratadas antes de qualquer uso, assim como colheres já usadas também podem. Se for nova, faça o procedimento antes de molhá-las.

Passo 3

Embebede uma quantidade generosa de óleo de goma-laca em um pano de algodão, então, literalmente, esfregue o óleo por toda superfície da colher de pau. Deixe a colher de pau coberta com óleo sobre um papel toalha e permita que o excesso escorra por 5 minutos.

Passo 4

Limpe o excesso de óleo da colher de pau e deixe-a sobre o papel toalha em um local ventilado por 1 hora. Passe mais uma demão de óleo de goma-laca e permita que as colheres trabalhadas descanse em papel toalha e escorra o máximo de óleo que for possível por 5 minutos.

Passo 5

Limpe todo excesso de óleo com um pano. Suas colheres de pau estão seladas e prontas para o uso.

Passo 6

Lave suas colheres seladas com óleo manualmente e usando água e sabão mornos. Nunca lave-as com detergente. Reaplique o óleo nas colheres uma vez ao mês para manter a aparência sempre de novas.

Mais recentes

×