Como fazer sua própria vodca de batata envelhecida em um balde

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Destilar sua própria vodca de batata em casa pode parecer um processo difícil, mas se você estiver disposto a investir o tempo necessário e seguir algumas instruções simples, poderá criar sua própria vodca. A maioria das vodcas atualmente no mercado é feita com grãos, porque são mais baratos do que batatas. No entanto, muitos entusiastas de vodca preferem degustar a de batata. Sua vodca caseira será uma bebida maravilhosa para oferecer para familiares e amigos em seu próximo encontro.

Faça o purê

Passo 1

Ferva as batatas. Lave-as, mas não perca tempo descascando-as. Ferva 9 kg de batatas em uma panela grande por uma hora.

Passo 2

Amasse as batatas. Descarte a água onde as batatas foram fervidas. Então faça um purê usando um processador de alimentos. Se não tiver um processador, poderá amassá-las manualmente.

Passo 3

Ponha o purê de batatas de volta na panela. Adicione 18 L a 20 L de água na mistura. Então aqueça a mistura de água e batatas a uma temperatura de 65°C.

Passo 4

Adicione 900 g de cevada ou trigo. Depois de adicionar a cevada ou o trigo, misture os ingredientes na panela. Deixe a mistura cozinhar por duas horas.

Passo 5

Deixe a mistura assentar na panela durante a noite. Tente manter a temperatura da panela em cerca de 26°C. Deixar que a mistura assente durante a noite permite a quebra do amido da cevada ou trigo.

Fermentando a vodca

Passo 1

Coe a mistura em um balde esterilizado. Para 18 L de líquido que você produzirá, precisará de um balde de 28 L higienizado para armazenar a mistura enquanto ela fermenta.

Passo 2

Adicione o fermento à mistura. Cubra o balde com a tampa, mas não feche o recipiente completamente. Se o recipiente estiver completamente fechado, poderá explodir os gases produzidos pela fermentação causam a expansão do balde.

Passo 3

Deixe a mistura fermentando por duas semanas. Mantenha a mistura em um local onde a temperatura fique em torno de 26°C durante o processo de fermentação.

Destile e engarrafe a vodca

Passo 1

Retire o líquido fermentado do balde. O fermento deve ser deixado no balde.

Passo 2

Aqueça o líquido em um destilador. O líquido não pode se aquecido acima de 78°C.

Passo 3

Descarte o metanol. Descartar a substância nociva significa descartar cerca de 60 ml para cada 18 L de líquido fermentado.

Passo 4

Colete a vodca. Após a primeira destilação e remoção do metanol, resta-se a vodca. Todo o líquido é aproveitado exceto os últimos 50 ml que devem ser descartados.

Passo 5

Engarrafe a vodca depois que ela esfriar. Você pode engarrafar em recipientes de vidro e fechar com rolhas ou armazenar a bebida em qualquer outro recipiente hermético.

Mais recentes

×