Como fazer alguém publicar um livro que estou escrevendo?

Escrito por alex o'meara | Traduzido por luana santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer alguém publicar um livro que estou escrevendo?
Ter um livro publicado por uma editora não é fácil, mas também não é impossível (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Mais de 250 milhões de livros são lançados todo ano, mas isso não significa que esteja mais fácil do que nunca se tornar um autor publicado. Por "publicado", entende-se que uma editora de verdade compre seu livro e imprima-o ou transforme-o em um e-book. Isso exclui a autopublicação e aquela em que o autor paga para ter o livro lançado. Publicar um livro é um processo complicado que, embora seja difícil, não é impossível. Saber como funciona a publicação pode ajudar.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Antes de dar o primeiro passo, entenda como funciona a publicação. Um agente representando o escritor envia um manuscrito ou uma proposta de livro para as editoras. Se o editor gostar e ganhar a permissão para adquirir o livro, ele faz uma oferta ao agente. Se o escritor aceitar, o contrato é assinado e o autor é responsável pela entrega do manuscrito. O editor e escritor da obra trabalham juntos até que seja aceitável para a editora. Por fim, ela imprime e distribui o livro.

  2. 2

    O primeiro passo é terminar seu manuscrito, se for um romance. É raro que um romance inacabado seja aceito por uma editora de um escritor de primeira viagem ou até mesmo experiente. Ficção não é um gênero muito comprado. Uma obra de não-ficção é diferente. Nesses casos, escreva uma proposta que consista em um ou dois capítulos de amostra, um esboço do capítulo, pesquisa de mercado e informações biográficas. Uma vez que você tenha escrito o seu romance ou proposta, volte e reescreva-o até que fique o melhor possível.

  3. 3

    Agora é hora de conseguir um agente. É difícil conseguir um contrato com uma editora sem ter um. Algumas editoras nem leem os manuscritos ou cartas de consulta aberta que não venham de um agente. Entretanto, existem algumas que consideram o material mesmo sem ter um intermediário.

    Encontre um agente que trabalhe com projetos semelhantes ao seu. Alguns são especializados em romances. Outros só aceitam clientes que escrevem ficção histórica. Depois de identificar potenciais candidatos, escreva uma carta de consulta personalizada para cada um delineando seu projeto. Uma resposta pode levar de uma semana a um ano, dependendo do agente.

  4. 4

    Seu agente pode trabalhar com você para preparar o manuscrito para submissão aos editores. Como as revisões são sempre negociáveis, esteja atento se seu agente está sugerindo mudanças para tornar o livro mais comercializável.

    Se a editora gostar de seu manuscrito e oferecer um contrato, trabalhe com o seu agente e editor para criar um contrato que seja satisfatório. Uma vez assinado, você precisará terminar o livro, se for de não-ficção, ou, se for um romance, começar a editá-lo com a editora. Costuma levar um ano do momento da assinatura do contrato até o lançamento do livro.

  5. 5

    Trabalhar junto com o seu editor antes de o livro ser publicado é uma parte crucial para torná-lo um sucesso. Esteja aberto a sugestões de seu editor e trate o processo de edição como é: uma colaboração criativa para produzir um livro de qualidade superior. Finalmente, você e o editor trabalharão com os departamentos de vendas e de marketing na editora para garantir que o livro chame a atenção e seja amplamente distribuído para vender a maior quantidade de exemplares possível.

Dicas & Advertências

  • Seja paciente. Às vezes, pode levar vários anos para encontrar um agente e uma editora.
  • Persista. Você pode receber várias rejeições de potenciais agentes e editores. Isso é normal e faz parte do processo.
  • Nunca pague um agente para representar o seu livro. Os agentes ganham dinheiro a partir da porcentagem de venda do livro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível