Mais
×

Como descongelar vieiras

Atualizado em 17 abril, 2017

A vieira é um molusco como a ostra e tem um músculo forte para abrir e fechar sua concha, o qual também é a sua parte comestível. As vieiras marinhas são significativamente maiores do que aquelas encontradas nas costas e podem crescer tanto que dez delas chegam a pesar 500 g. Em contraste, seria necessário ao menos 40 vieiras da costa para obter o mesmo peso. Não deve-se descongelá-las no micro-ondas, pois elas são tão grandes que o seu exterior começaria a cozinhar antes que seu centro tivesse descongelado completamente.

Instruções

Descongele as vieiras na geladeira e, em seguida, em água gelada, para depois usá-las (chinese scallop stew image by green308 from Fotolia.com)
  1. Mova as vieiras congeladas do congelador para a geladeira cerca de 24 horas antes de usá-las. Certifique-se de que elas estejam em um recipiente que armazene o líquido resultante, para que ele não escorra em sua geladeira ou em outros alimentos.

  2. Retire as vieiras da geladeira um pouco antes de prepará-las e coloque-as brevemente em uma tigela de água fria.

  3. Seque as vieiras com um pano de prato limpo; isso será especialmente importante se pretende grelhá-las. Grelhar vieiras descongeladas apresenta desafios por causa de sua umidade extra, por isso, é importante secá-las o máximo possível.

Dicas

  • Caso necessite descongelar as vieiras rapidamente, coloque-as em um saco plástico vedado dentro da pia. Deixe água fria correr sobre ele, até que as vieiras estejam completamente descongeladas; isso levará cerca de uma hora por quilo de vieira.

Aviso

  • Lave o pano de prato imediatamente depois de usá-lo para secar as vieiras. Não use-o em outros alimentos, nem para limpar a bancada, secar as mãos ou para qualquer outra finalidade antes de lavá-lo, pois contaminantes da comida crua sobre a toalha podem levar a doenças de origem alimentar.

O que você precisa

  • Tigela
  • Pano de prato
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article