Diferença entre anchovas e sardinhas

Escrito por elise moore | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre anchovas e sardinhas
Sardinhas são prateadas e ricas em gordura, da mesma forma que as anchovas (sardine image by jharela from Fotolia.com)

Anchovas e sardinhas são peixes pequenos, prateados, ricos em gordura e aparentados. Entretanto, são peixes diferentes, e especialistas são capazes de separá-los quando misturados.

Outras pessoas estão lendo

Parentesco

Anchovas (Engraulidae), arenques e sardinhas (Clupeidae) são famílias de peixes que pertencem à ordem Clupeiformes. A maioria dos peixes desta ordem é prateada com corpos ágeis e fusiformes, vive em cardumes numerosos e se alimenta de plâncton filtrado da água pelas suas brânquias.

Diferença entre anchovas e sardinhas
Sardinhas, arenques e anchovas são peixes da mesma ordem (NA/Photos.com/Getty Images)

Anchovas

Anchovas são encontradas nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, sendo que algumas espécies podem viver em água doce. Elas têm corpos translúcidos, com uma linha lateral prateada e quase todas as espécies de anchovas têm menos de 15 cm de comprimento. A anchova norte-americana é a anchoa, mas a anchova verdadeira é a variedade mediterrânica, a Engraulis, de acordo com o site Monkey Dish. Anchovas nadam em grandes cardumes e se misturam com outros peixes menores.

Diferença entre anchovas e sardinhas
As anchovas podem ser encontradas nos oceanos e em água doce (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sardinhas

"Sardinha" é o nome genérico para muitos peixes, incluindo o arenque, a espadilha e a sardinha jovem. Sardinhas são pequenas, têm ossos flexíveis, vivem em água salgada e nadam em cardumes imensos. As sardinhas enlatadas americanas e canadenses são arenques do Atlântico, enquanto que as da Noruega são espadilhas, de acordo com o site Monkey Dish. Acredita-se que o nome "sardinha" seja originário da captura de sardinhas jovens do litoral da Sardenha, na Itália, de acordo com o site Practically Edible. A sardinha jovem é a verdadeira sardinha, segundo especialistas. Geralmente, qualquer "sardinha" tem em média de 12 cm a 20 cm de comprimento.

Diferença entre anchovas e sardinhas
O arenque é consumido nos Estados Unidos e no Canadá (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Embalagem

A maior parte das anchovas é enlatada ou exportada para ser salgada, moída na forma de patês ou usada em molhos. Anchovas enlatadas são vendidas planas ou em rolos e podem ser bem salgadas. Você pode dessalgar este peixe colocando-o de molho em água fresca por 30 minutos, e então secando-o, conforme a sugestão do site Monkey Dish. Ao contrário do que se pensa, as anchovas embaladas em sal apresentam menos sabor. Elas são vendidas inteiras e com ossos e podem ser limpas através do enxague em água corrente e remoção de suas nadadeiras. Separe-as em dois filés usando os dedos e retire os ossos que sairão grudados em um dos filés. O patê de anchovas, feito de anchovas moídas, vinagre, especiarias e água, é vendido em tubos para facilitar o uso culinário. Nos Estados Unidos, as sardinhas são vendidas salgadas, defumadas ou enlatadas em óleo, no molho de tomate ou mostarda. Sardinhas frescas podem ser encontradas durante o verão.

Diferença entre anchovas e sardinhas
As sardinhas podem ser vendidas em latas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Usos

Anchovas e sardinhas frescas são mais consumidas na Europa. As sardinhas maiores podem ser assadas no forno ou grelhadas inteiras ou em filés. Anchovas frescas marinadas são encontradas na Espanha, Grécia e Itália em mercearias e restaurantes. A anchova de gosto mais forte é usada no molho da salada Caesar e no molho Worcestershire, de acordo com o site Cookthink.

Diferença entre anchovas e sardinhas
As anchovas são consumidas em várias partes do mundo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Benefícios

Uma vez que são peixes ricos em gordura, tanto as sardinhas quanto as anchovas apresentam muitos benefícios à saúde. Enquanto os peixes brancos têm somente gordura e óleos em seus fígados, os óleos presentes em peixes ricos em gordura são distribuídos pelo seu corpo e são consumidos quando ingeridos. Peixes ricos em gordura são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, gorduras benéficas que só podem ser obtidas de alimentos. Acredita-se que os ácidos graxos ômega-3 abaixem a pressão sanguínea, protejam contra problemas cardíacos e circulatórios e aliviem doenças inflamatórias, entre outras coisas, de acordo com o site helpwithcooking.com.

Diferença entre anchovas e sardinhas
Estes peixes são ricos em ácidos graxos ômega 3 e 6 (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Brasil

No Brasil, consome-se principalmente a sardinha enlatada, mas pode ser também comprada fresca. A pesca da sardinha é comum em nosso país. Anchovas também são utilizadas em pratos culinários.

Diferença entre anchovas e sardinhas
No Brasil a pesca de sardinhas é grande, assim como seu consumo (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível