Como escrever uma carta de apresentação para submissões de manuscrito

Escrito por christina hamlett | Traduzido por fabiana silva
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Como escrever uma carta de apresentação para submissões de manuscrito
Uma carta de apresentação bem elaborada pode criar uma imagem positiva do autor (escribir_2 image by drakis from Fotolia.com)

Uma carta de apresentação para a submissão de um manuscrito tem muito em comum com a de um currículo. Além de servir como um gancho para prender o interesse do leitor, ela também destaca as realizações significativas, identifica as credenciais pertinentes e apresenta um argumento convincente, que explica porque o material será um recurso importante para a organização. Embora ela não garanta a aceitação do manuscrito para publicação, o tempo e cuidado dedicados à sua preparação são muito importantes para criar uma imagem positiva do autor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

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Instruções

  1. 1

    Escolha papéis de boa qualidade em tons de branco ou neutro. Faça margens de 2,5 cm em todos os lados, e limite o conteúdo de sua carta a uma folha. Configure o texto para que tenha espaçamento simples e selecione uma fonte tamanho 12 de fácil leitura, como Courier New, Bookman ou Times New Roman.

  2. 2

    Enderece sua carta de apresentação para a equipe apropriada responsável por receber e avaliar seu tipo de material. Muitas vezes, as editoras possuem editores diferentes para cada tipo de texto, os de ficção, não ficção e de diversos gêneros. Em uma revista, dependendo do seu porte, este trabalho é dividido entre os chefes de seção e assistentes editoriais. Se as diretrizes para submissão não fornecerem o nome da pessoa responsável, ligue e pergunte. Desse modo, você tem a possibilidade de verificar a grafia do nome e o cargo corretos do destinatário da carta.

  3. 3

    Faça uma linha de assunto curta, para que o destinatário saiba a finalidade de sua carta. Na maioria dos casos, isto inclui as palavras "Manuscrito para análise". Se esta for a primeira vez que você entra em contato com o editor, não é aconselhável usar o título de seu projeto na linha de assunto.

    Exemplo: Eu sei com quem você dormiu e vou contar.

  4. 4

    Vá direto ao assunto. No primeiro parágrafo, solicite que o editor examine seu manuscrito recém concluído. Identifique o gênero do texto, a duração aproximada para leitura, o seu público-alvo, e a razão pela qual este livro destina-se a uma necessidade/interesse atual dos leitores, ou se encaixa no programa existente do editor.

  5. 5

    No segundo parágrafo, forneça um breve resumo sobre o conteúdo de seu manuscrito. Caso você esteja submentendo um manuscrito de ficção para análise, este parágrafo será um trailer que divulga os nomes dos personagens principais, o conflito central, e o cenário da história. Para os de não ficção, mencione os títulos de alguns capítulos e se o manuscrito contém entrevistas, estudos de caso, fotografias, etc. Para submissões para uma revista, use este parágrafo para discutir a intenção e oportunidade únicas de seu artigo.

  6. 6

    Use o terceiro parágrafo para partilhar suas credenciais, juntamente com uma referência dos prêmios de redação que você tenha ganhado. Para manuscritos de livros, este parágrafo também pode ser usado para explicar como você pretende ajudar o mercado e promover o livro através de palestras, blogs, entrevistas, workshops e assim por diante.

  7. 7

    Inclua todas as suas informações de contato abaixo de sua assinatura. Forneça um envelope auto-endereçado e selado. Se além da carta você também enviar o manuscrito, certifique-se de fornecer postagem suficiente para sua devolução, ou de indicar no final de sua carta que o material não precisa ser devolvido.

Dicas & Advertências

  • Muitos editores atualmente aceitam cartas de apresentação por e-mail, mas esta deve ser uma abordagem muito profissional, como se você estivesse enviando uma correspondência comercial formal. Isso significa não colocar anedotas, rostos sorridentes, ou fontes em tom arco-íris.
  • Envie apenas as informações especificamente solicitadas pelo editor ou pelas diretrizes de submissão. Em geral, as revistas solicitarão o artigo inteiro, enquanto que as editoras de livros, inicialmente, irão solicitar apenas uma carta ou uma amostra de alguns capítulos.
  • Nunca anexe uma foto sua. Ela não está relacionada com a qualidade da sua redação.
  • Nunca lamente, implore ou faça ameaças.
  • Nunca inclua endossos irrelevantes. Exemplos:
  • "Minha mãe disse que foi a melhor coisa que ela já leu."
  • "Os membros do meu clube disseram que todos comprariam uma cópia se o livro fosse publicado."

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