Exercícios de caminhada em casa

Escrito por ilana waters | Traduzido por josciel sousa
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Exercícios de caminhada em casa
Você pode se exercitar sem precisar colocar o pé fora de casa (home sweet home image by David Dorner from Fotolia.com)

A caminhada está entre os exercícios mais simples de se fazer, mesmo assim ela pode proporcionar uma quantidade de benefícios à saúde igual aos exercícios pesados. A caminhada é ideal para aqueles que não querem gastar em equipamentos, mensalidades de academia e suplementos caros. Os idosos acham ela útil pois eles podem estabelecer o próprio ritmo e não fazer esforços excessivos. Existem também várias formas para os adultos variarem seus exercícios de caminhada, para mantê-la saudável e divertida.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Pesos de perna
  • Pesos de mão
  • Cronômetro
  • Corda de saltar

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Instruções

  1. 1

    Faça um caminho para você andar. Quando for arranjar um espaço em sua casa para esse exercício, certifique-se que ele esteja livre de obstruções perigosas, como crianças, brinquedos, animais de estimação, roupas sujas e outros tipos de bagunça. Tente fazer um caminho que passa em volta de vários cômodos, ou melhor, de vários andares, para garantir que você não ficará rapidamente entediado com seu exercício.

  2. 2

    Determine aproximadamente quanto tempo leva para você caminhar pelo caminho que criou. Para aumentar a intensidade do seu exercício, veja quanto tempo leva para percorrer a rota o mais rápido que você conseguir. A cada semana, tente bater seu recorde.

  3. 3

    Use pesos de mão. Eles podem ser segurados na palma da mão enquanto você estiver percorrendo sua rota, com os braços abaixados ao lado do corpo. Alternativamente, você pode fazer exercícios com a parte superior do corpo ao mesmo tempo que caminha. Tente fazer levantamentos de ombro, rosca bíceps e levantamento de antebraço a cada passo.

  4. 4

    Use pesos de perna. Eles devem ser usados apenas durante os exercícios e não quando estiver andando em casa normalmente, pois isso pode colocar um excesso de estresse em suas articulações – especialmente nos joelhos e tornozelos. Os pesos devem ser leves o suficiente para que consiga andar confortavelmente, mas você deve começar a sentir mais cansaço do que o usual, após algumas voltas no percurso. Para deixar o exercício ainda mais forçado, tente levantar os joelhos a cada passo, até que eles fiquem paralelos ao chão.

  5. 5

    Para ter ainda mais variedade, caminhe o mais rápido que conseguir e, em seguida, pare e corra ou pule corda, durante trinta segundos a um minuto. Após isso, continue caminhando por seu trajeto na sua velocidade prévia ou diminua um pouco se você precisa descansar. Essa é uma forma de adicionar intervalos ao seu exercício de caminhada em casa. Os intervalos podem ajudá-lo a ficar em forma em menos tempo do que fazendo sessões regulares de exercícios.

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