Guia para escritores que querem publicar livros infantis

Escrito por randi mccreary | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia para escritores que querem publicar livros infantis
Crianças consideram os livros como brinquedos divertidos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O mercado de literatura infantil pode ser competitivo. A proposta certa e uma ideia original podem fazer toda a diferença na hora de receber a oferta de publicar o livro. É melhor ter em mente que completar o processo de escrever e potencialmente publicar um livro infantil requer uma escolha cuidadosa de palavras e uma certa quantidade de paciência durante o processo de criação até a distribuição.

Outras pessoas estão lendo

Conheça seus leitores

Qualquer pessoa interessada em escrever e publicar um livro infantil deve primeiro saber quem são seus leitores. Todos nós podemos recorrer à nossa própria infância, mas os melhores escritores vão mergulhar no universo de seu público-alvo. Se você é um escritor pouco familiarizado com as últimas tendências na área de literatura infantil, ou se ainda não deu uma olhada em que tipo de histórias estão sendo contadas na televisão ou no cinema, pode ser a hora de começar. O tema subliminar de vários livros infantis ainda têm como norte os valores e virtudes essenciais como honestidade, confiança e respeito; mas hoje em dia são apresentadas de maneiras inovadoras. Personagens da moda e formas de aplicar os valores na prática são frequentemente vistos na literatura infantil de hoje. Antes de escrever, seria útil reconhecer as últimas tendências e estudar vários livros recentemente publicados.

A proposta

Antes de tentar publicar seu livro, você precisa começar escolhendo a editora certa, que represente o estilo e ideais de seu livro. Como esse será um longo relacionamento de trabalho, os escritores devem ter certeza de que a empresa que escolheram compartilha pontos de vista parecidos em relação a literatura. O livro "Mercado para escritores e ilustradores de livros infantis " ("Children's Writers and Illustrators Market") é um ótimo recurso, publicado anualmente, para ajudar escritores a encontrar editores baseando-se em suas diretrizes e preferências em relação à editora. O livro oferece informações detalhadas, como quais os meses em que as propostas são aceitas de acordo com o tipo de história que o editor procura. As editoras sempre gostam de perceber que o escritor pesquisou com antecedência e sabem um pouco da história da empresa com a qual desejam trabalhar. Além de investir no livro, é útil visitar suas livrarias locais e livrarias infantis locais para observar livros diferentes que lhe chamam atenção. As editoras que publicaram livros dos quais você gosta podem ser boas opções. Passe um bom tempo se familiarizando com diferentes empresas e com o que elas têm a oferecer; isso vai se mostrar bastante útil a longo prazo, na hora de apresentar seu livro ao mundo literário.

A proposta

Se você escolheu abordar várias editoras, completou um primeiro passo importante. Talvez a tarefa mais difícil agora seja escrever a carta de apresentação que convencerá os editores que seu manuscrito vale a leitura. Seria ideal apenas entregar seu manuscrito a um editor, sem maiores perguntas, mas as editoras recebem um volume tão grande de pedidos que frequentemente começam lendo a carta de proposta antes de pedir pelo manuscrito em si. É por isso que é imperativo saber com clareza que tipo de livro infantil você escreveu. As palavras que você escolhe para descrever seu livro para os editores vai determinar se eles vão querer lê-lo. Muitas vezes, os editores abordarão o escritor que tenha uma ideia nova a respeito da literatura infantil. Eles querem uma história que seja adaptável a diferentes épocas, com foco em ideias criativas com as quais as crianças possam se identificar. Mencionar quem serão seus leitores, por que eles vão querer ler seu livro e como ele poderia ser divulgado aumentará as chances de sua proposta ser aceita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível