Maneiras utilizadas para treinar animais de circo

Escrito por andrea m. zander | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras utilizadas para treinar animais de circo
A ética dos números com animais é muito debatida (Jerry Yulsman/Photodisc/Getty Images)

O tratamento de animais de circo mudou, assim como as atitudes em relação aos animais. Mas os ativistas de direitos dos animais e os treinadores de circo entram em conflito sobre a verdade por trás dos métodos de treinamento usados, além de discutirem se os animais deveriam ser usados para o entretenimento humano. Os circos declaram que usam métodos de treinamento humanos, focados nos comportamentos naturais dos animais. Já os ativistas dizem que eles são forçados a realizar truques não naturais por medo.

Outras pessoas estão lendo

História

Os circos começaram no Egito, Grécia e Roma antigos. O Circo Máximo Romano era onde o entretenimento para as massas era realizado, em arenas abertas, incluindo batalhas encenadas, acrobatas e outros artistas e, é claro, números com animais. Muitos animais exóticos eram treinados para apresentarem-se para o público. A queda do Império Romano significou a deterioração do circo em artistas separados e errantes, até que o primeiro circo viajante permanente apareceu no século XVIII.

Maneiras utilizadas para treinar animais de circo
Os elefantes têm sido associados com os circos há muito tempo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Reforço positivo

Alguns circos e organizações sem fins lucrativos, como a Associação Europeia de Circos (ECA, na sigla em inglês), apoia o reforço positivo e a repetição como métodos de treinamento. Essas práticas envolvem recompensar um animal quando ele exibe o comportamento desejado, em vez de puni-lo por não executar um truque ou forçá-lo a se apresentar utilizando a crueldade. A ECA declara que os truques apresentados por eles são construídos nas habilidades naturais do animal e no atletismo. Além disso, ela impõe um código de conduta que exige uma equipe treinada, exercícios regulares e cuidados veterinários para os animais de circo.

Maneiras utilizadas para treinar animais de circo
Os circos dizem que os animais são bem tratados (Jerry Yulsman/Photodisc/Getty Images)

Reforço negativo

Historicamente, os treinadores de circo usavam a punição para forçar os animais a realizarem os truques por medo. Muitos grupos, entre eles o "People for the Ethical Treatment of Animals" (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), dizem que esses métodos ainda persistem, junto com outros maus tratos, incluindo a natureza inerentemente transitória de um circo viajante. Esses grupos documentam o uso de chicotes, impulsos elétricos e chifres de touro no treinamento, assim como filmagens de treinadores explicando como assustar os animais ao ponto da submissão.

Maneiras utilizadas para treinar animais de circo
Os protestantes dizem que os truques não são naturais (Jerry Yulsman/Photodisc/Getty Images)

Futuro

As campanhas pedindo por grupos de defesa e mudanças fundamentais em como os animais são percebidos e tratados causaram a criação de regulamentações mais estritas e banimento completo de truques de animais em todo o mundo. Costa Rica, Singapura, Suécia, Finlândia, Índia e Áustria possuem leis nacionais, assim como os municípios nos Estados Unidos e os estados na Austrália, Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia e Grécia. Ainda assim, as pessoas continuam se reunindo para ver animais em circos. Apoiar o treinamento humano através da regulamentação e padronização de circos que usam esses métodos podem influenciar o treinamento utilizados nos outros.

Maneiras utilizadas para treinar animais de circo
Esse truque usa a habilidade natural dos cavalos de elevar-se (Jerry Yulsman/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível