Saúde

Tratamento para espondilite anquilosante

Escrito por amelia smith | Traduzido por ana rodrigues

A espondilite anquilosante é uma doença crônica que provoca dores e inflamações nas articulações de uma pessoa. Indivíduos com espondilite anquilosante têm inchaço nos ossos e nas articulações da coluna vertebral e da pelve. A gravidade desta forma de artrite inflamatória varia de pessoa para pessoa, e não há nenhuma cura conhecida para a doença.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

De acordo com a Spondylitis Association of America, os sintomas de espondilite anquilosante geralmente aparecem pela primeira vez durante o final da adolescência ou no início da fase adulta. Uma pessoa com essa doença pode sentir rigidez e dor na parte inferior das costas e nas nádegas, febre, perda de apetite e inflamação nos olhos (uveíte). Ao longo do tempo, uma pessoa pode desenvolver rigidez crônica e dor nas costas e no pescoço, além de dor e sensibilidade em outras articulações do corpo, tais como costelas, ombro, quadris, coxas e calcanhares. A fadiga também é um sintoma comum.

Fatores de risco

O principal fator de risco para essa patologia é a genética: ter um familiar próximo com a doença indica que a pessoa está em grupo de risco. Estima-se que 95% das pessoas caucasianas com espondilite anquilosante têm um resultado positivo para uma proteína chamada HLA-B27. Pessoas com menos de 35 anos de idade e os homens são mais propensos a desenvolver espondilite anquilosante. A Spondylitis Association of America relata também que há uma ligação entre ter infecções gastrointestinais frequentes e o desenvolvimento da doença.

Diagnóstico

Reumatologistas, que são médicos que se especializam em artrite e em outras doenças dos ossos, músculos e articulações, desempenham um papel fundamental no diagnóstico de espondilite anquilosante. Para diagnosticá-la, um reumatologista buscará o histórico médico e fará um exame físico para verificar se há dor, inflamação, sensibilidade e problemas com a mobilidade das articulações. Os médicos também podem usar raios-X e ressonância magnética para verificar se há desgaste ou inflamação da articulação sacroilíaca, que é a articulação entre o sacro e o ilíaco na coluna vertebral. Este tipo de desgaste é uma característica de pessoas com espondilite anquilosante e pode ajudar a diagnosticar a doença. Os médicos também podem usar exames de sangue para ajudar no diagnóstico.

Tratamento

Não existe cura para a espondilite anquilosante. O tratamento envolve o alívio da dor e da inflamação associada com a doença. As pessoas portadoras da patologia são frequentemente instruídas a praticarem exercícios físicos todos os dias para aliviar a inflamação e manter as articulações móveis e flexíveis. Um fisioterapeuta pode ajudar a praticar a boa postura, o que pode evitar a dor e a curvatura da coluna vertebral que se desenvolve ao longo do tempo nos pacientes. Além disso, o uso de gelo ou compressas frias podem reduzir o inchaço associado com a condição, enquanto tomar banhos quentes pode diminuir a rigidez global e trazer mais mobilidade. Às vezes, as pessoas com espondilite anquilosante também se submetem à cirurgia de substituição da articulação dos joelhos e quadris ou cirurgia para corrigir a curvatura da coluna vertebral como uma forma de tratamento.

Medicamentos

A Spondylitis Association of American aponta que os primeiros medicamentos prescritos para tratar a condição são os anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs). Estes medicamentos ajudam a aliviar a dor e a rigidez causada pela doença. Se AINEs não funcionarem ou pararem de trabalhar, uma pessoa pode utilizar drogas prescritas chamadas de drogas anti-reumáticas modificadoras de doença, incluindo sulfassalazina, metotrexato e corticosteroides. Os médicos também podem prescrever um tipo de medicamento chamado de bloqueadores do fator de necrose tumoral, que ajudam a inflamação e a dor nas articulações.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media