Treinamento completo de MMA e exercícios de condicionamento

Escrito por bill white | Traduzido por carlos augusto santana filho
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Treinamento completo de MMA e exercícios de condicionamento
Treinamento de artes marciais mistas exigem luvas de boxe e MMA (Ultimate fighting Vs Boxing image by oxbeast from Fotolia.com)

Um treinamento completo e condicionamento de artes marciais mistas exigirão atenção tanto para a parte de trabalho em pé quanto para a parte do chão do esporte. Além do lado técnico do esporte, as artes marciais mistas exigem intensos programas de condicionamento cardiovascular e muscular. O competidor sério precisará se submeter a ao menos cinco dias por semana de treinamento.

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Em pé

Nas artes marciais mistas, há duas áreas de competição em pé. A primeira é a tradicional marcante, com elementos de boxe e "kickboxing". A segunda área é o "clinch", com "clinch" do muay thai tradicional e "dirty boxing". Uma boa sessão de treinamento em pé deve envolver exercícios de saco de pancadas, aparador de chute e lutas, mas não todos os dias. Os sacos de pancadas permitem combinações livres em um alvo semelhante a outro concorrente, enquanto aparadores de chutes permitem melhorar o seu tempo e técnica. Estes podem ser feitos em uma contagem de repetição ou em uma duração cronometrada.

Luta no chão

A luta de chão do MMA inclui quedas, finalizações, levar ao chão e bater. Cada uma dessas facetas pode ser praticada separadamente e depois juntas durante uma luta de treino. As quedas, levar ao chão e bater podem ser praticados tanto com um parceiro ou com um boneco. Submissões provavelmente vão exigir um parceiro para simular o processo real. Golpes de chão de artes marciais são geralmente realizados em um intervalo cronometrado, já que submissões complicadas levarão um número diferente de tentativas para o aprendizado.

Condicionamento cardiovascular

O condicionamento cardiovascular e muscular são muitas vezes ligados entre si em treinamentos de artes marciais mistas. Enquanto a maioria dos competidores de MMA correm, andam de bicicleta ou realizam alguma outra forma tradicional de exercício cardiovascular, eles muitas vezes fazem exercícios homens da cavernas, também. Tais exercícios incluem golpes de marreta em um pneu ou empurrar um trenó. Exercícios pilométricos como caixas de saltos ou cones também são utilizados.

Condicionamento de força

O treinamento com pesos envolve levantamento de peso de estilo olímpico, utilizando vários grupos musculares importantes. Levantamento de peso, levantamento terra, desenvolvimento com a barra, supino deitado e agachamento são exercícios que são frequentemente empregados. Exercícios de peso corporal, como flexões e barra também podem ser usados​​, especialmente por lutadores em classes de peso menores. Os pesos não tradicionais, como sacos de areia e bola de ferro também são comuns em programas de treinamento de artes marciais mistas.

Dado o número de efeitos que o treinamento de MMA pode ter sobre o corpo, é melhor realizar exercícios de corpo inteiro de modo que nenhuma parte do corpo fique muito exausta. Muitos concorrentes de MMA combinam treinamento de força e cardiovascular no que é chamado de um treino furacão. Estes exercícios misturam exercícios de musculação com intervalos curtos de alta intensidade cardiovascular.

Planejamento

Agora que você tem uma ideia de tudo o que precisa fazer, aqui está um exemplo de uma semana de treinamento:

Segunda-feira: 45 minutos de treino em pé, 45 minutos de treino de chão, musculação Terça-feira: 45 minutos de treino em pé, 45 minutos de treino de chão, luta (em pé e no chão) Quarta-feira: 45 minutos de treino em pé, 45 minutos de treino de chão, musculação Quinta-feira: 45 minutos de treino em pé, 45 minutos de treino de chão, luta (em pé e no chão) Sexta-feira: 45 minutos de treino em pé, 45 minutos de treino de chão, musculação Sábado: treino completo de MMA Domingo: Livre

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