Como armazenar canas-de-açúcar brutas

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

A cana-de-açúcar, um membro da família das gramíneas, é um grande caule usado para fazer o açúcar cristalizado encontrado em sua mercearia local. É cada vez mais fácil encontrar a cana-de-açúcar bruta, especialmente em áreas do sudeste brasileiro. Ela pode ser consumida na mão, usada como um espeto ao grelhar ou usada como uma vara para mexer coquetéis. Armazenar a cana crua corretamente possibilitará obter o máximo deste doce deleite.

Passo 1

Adquira as canas-de-açúcar brutas mais frescas possíveis. O caule deve ter uma coloração verde clara ou amarelo pálido com marcas marrom-avermelhadas, sendo que a polpa deve ter um branco leitoso, bem suculento. A parte externa da cana não deve ser branca, não deve ter rachaduras grandes ou manchas pretas e a polpa não deve estar escura ou seca.

Passo 2

Enxágue a parte externa da cana-de-açúcar sob água corrente e seque-a bem antes de armazenar.

Passo 3

Corte os caules grandes em pedaços que caberão no congelador. Use uma faca afiada que consiga passar pelo caule fibroso.

Passo 4

Amarre cada ponta da cana-de-açúcar em um envólucro plástico ou saco, prendendo com elásticos para prevenir a perda de umidade.

Passo 5

Armazene a cana no fundo do seu congelador por até duas semanas. Se tiver uma gaveta própria para armazenar frutas e legumes, coloque-a lá.

Passo 6

Inspecione as extremidades da cana-de-açúcar periodicamente para ver se as extremidades estão secando ou se a polpa está escurecendo. A cana-de-açúcar bruta com a polpa um pouco escura ou seca não é perigosa, mas o sabor não será tão bom.

Passo 7

Congele a cana-de-açúcar embrulhada bem firme em filme plástico ou em um saco plástico selado se for armazenar por longos períodos de tempo, geralmente alguns meses. Deixe a cana congelada quando usar como um espeto para carnes, mas descongele cada uma para outros usos.

Mais recentes

×