Como fazer conservas de quiabo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Quiabos são vagens verdes, oblongas, rugosas, com folhas em forma de coração que têm uma pelugem parecida com um pêssego. Têm um sabor adocicado que pode ser comparado a um cruzamento entre aspargos e berinjela. Ao serem cozidos, seus fluidos engrossam sopas. São uma excelente fonte de vitamina C, K, proteína e fibras. Podem ser fritos, transformados em conservas, refogados ou usados para preparar um prato chamado gumbo, típico do sul dos Estados Unidos. Ao preparar conservas, você poderá usar o quiabo fresco durante o ano todo.

Esterilize os potes e as tampas

Passo 1

Lave os potes e tampas em água quente com sabão, e então enxágue. Certifique-se de inspecionar cada um para saber se há rachaduras ou lascas, e assegure que as tampas fechem bem. Descarte os potes que apresentarem qualquer irregularidade.

Passo 2

Despeje água fervente sobre os potes e tampas, e então deixe-os descansar por cerca de dez minutos.

Passo 3

Encha a panela com água até a metade e leve ao fogo.

Prepare o quiabo

Passo 1

Escolha os quiabos que estejam frescos e macios, e jogue fora os estragados.

Passo 2

Lave os quiabos em água fria e remova os talos e pontas, mas sem cortá-los. Então, lave-os novamente.

Passo 3

Fatie-os em pedaços de 2,5 cm ou deixe-os inteiros, dependendo do seu gosto pessoal.

Passo 4

Cubra-os com água quente em uma panela por dois minutos e então escorra, reservando a água do cozimento em uma vasilha média.

Passo 5

Coloque os potes esterilizados sobre uma toalha para evitar que escorreguem.

Encha os potes

Passo 1

Coloque o quiabo nos potes, deixando 2,5 cm de espaço na parte de cima.

Passo 2

Despeje o líquido do cozimento reservado sobre os quiabos, usando um funil, mantendo o espaço na parte de cima. Bolhas de ar às vezes se formam, e podem ser retiradas empurrando-se uma pequena espátula de borracha pelas paredes internas do pote. Adicione mais líquido, se necessário, para manter os 2,5 cm de espaço. Coloque em cada pote uma colher de chá de sal.

Passo 3

Limpe os potes com um pano limpo, pois o excesso de comida ou de líquido evitará que a tampa fiquem bem selada.

Passo 4

Coloque as tampas sobre os potes, e então feche bem.

Passo 5

Coloque cada pote já cheio dentro da panela preparada sobre o fogão, certificando-se de que os potes não se tocam. Certifique-se também de que haja 2,5 cm de água cobrindo-os.

Como fazer as conservas

Passo 1

Ligue o fogo e tampe a panela.

Passo 2

Ajuste o timer quando ouvir a água fervendo. Os potes precisarão ser processados por 35 minutos.

Passo 3

Retire os potes usando pinças e coloque-os sobre uma toalha para esfriar. Deixe 2,5 cm de espaço entre os eles para permitir a circulação de ar, mas mantenha a área a salvo de correntes de ar.

Passo 4

Confira se as tampas estão bem seladas depois dos potes terem esfriado (o que leva cerca de 12 a 24 horas), pressionando o centro da tampa para baixo. Se a tampa não afundar, está selada apropriadamente. Se ela afundar, o pote não está bem fechado. As conservas podem ser refrigeradas e usadas em dois a três dias ou você pode processá-las novamente em um novo pote e tampa dentro de 24 horas.

Passo 5

Coloque uma etiqueta em cada pote com os ingredientes e a data em que a conserva foi feita. Os potes podem ser guardados por até um ano em um local seco e arejado.

Mais recentes

×