Como construir uma mini célula solar

••• solar cells image by Albert Lozano from Fotolia.com

Uma célula solar é o componente fundamental de qualquer sistema de energia solar -- um único painel é composto de várias fileiras de células solares, o dispositivo que converte a energia dos raios solares em eletricidade. Construir mini células solares é uma forma simples e barata de explorar a energia solar, seja como um projeto científico, seja como a base para um painel solar caseiro.

Passo 1

Limpe bem uma das bocas do fogão, usando a lixa, palha de aço ou escova de aço para limpar qualquer corrosão, óleo, gordura ou outras substâncias.

Passo 2

Usando a tesoura para lata, corte o revestimento de cobre em dois pedaços retangulares de tamanho que possa cobrir completamente a boca do fogão.

Passo 3

Limpe bem os pedaços de revestimento de cobre usando o sabão e enxágue. Escove-os usando a lixa, palha de aço ou escova de aço para remover todos os traços de corrosão e enxugue-os bem. Lave as mãos com sabão e água e enxágue para remover óleos e gorduras.

Passo 4

Coloque um dos retângulos de cobre sobre a boca do fogão e ligue-o na função máxima. Conforme a placa é aquecida, dois tipos de óxido de ferro começarão a se formar: uma camada laranja-avermelhada de óxido cuproso coberta por uma camada preta de óxido cúprico. Desligue o fogão 30 minutos após a hora em que a camada preta for completamente coberta pela camada de óxido cuproso.

Passo 5

Deixe a placa de cobre esfriar completamente. O cobre encolherá enquanto esfria e grande parte dos detritos de óxido cúprico se separarão e descamarão. Após cerca de 20 minutos, quando a placa estiver completamente fria, remova-a da boca do fogão.

Passo 6

Cuidadosamente limpe a placa com a lixa, palha de aço ou escova de aço, esfregando levemente sob água da torneira para remover o óxido cúprico e deixando tanto óxido cuproso quanto possível.

Passo 7

Coloque a placa de cobre no jarro de vidro, entortando-a ligeiramente em direção a uma das paredes do jarro, com o lado coberto de óxido cuproso virado para fora. Pegue a placa de cobre limpa e coloque-a no jarro, entortando-a para o lado oposto. Ajuste ambas as placas para que não se toquem.

Passo 8

Prenda as duas placas em seus respectivos lados do jarro usando as garras tipo jacaré do microamperímetro, conectando o terminal negativo à placa que contém óxido cuproso e o terminal positivo à placa limpa.

Passo 9

Dissolva o sal completamente em um recipiente com água quente e despeje a mistura cuidadosamente no jarro de vidro, com cuidado para não molhar as garras do microamperímetro. Deixe um espaço de 2,5 cm sobre a superfície da água para poder ajustar os pedaços de cobre sem molhar as garras.

Mais recentes

×