Como descascar e limpar um lagostim

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O lagostim, um prato principal na culinária Cajun, é um crustáceo pequeno, de água doce e parecido com a lagosta. Embora muitos adorem comê-lo, para aqueles que essa iguaria é uma novidade, isso pode ser confuso. Desta maneira, você deve extrair a carne da cauda, o que envolve descascá-la e limpá-la.

Passo 1

Segure a cabeça do lagostim com sua mão dominante e agarre a cauda, na parte onde ela se encontra com a cabeça, com a outra mão.

Passo 2

Aperte a parte da cauda, onde se encontra com a cabeça, usando o polegar e o indicador.

Passo 3

Gire a cauda e separe-a da cabeça em um movimento rápido.

Passo 4

Jogue fora a cabeça do lagostim ou chupe os sucos dela, se preferir.

Passo 5

Aperte as laterais da cauda, com cuidado, para quebrar parcialmente os segmentos. Não aplique muita força ou você quebrará a casca, o que não é desejável.

Passo 6

Segure um dos lados do segmento da casca que estava mais próximo do corpo do lagostim. Puxando de lado, faça um movimento circular para retirar a casca da carne da cauda.

Passo 7

Aperte a cauda, onde as brânquias se conectam com a extremidade, usando o polegar e indicador com a mesma pressão de antes. Com a outra mão, pressione a carne exposta e, com cuidado, puxe cada extremidade para longe da outra para extrair a carne.

Passo 8

Limpe a cauda do lagostim. A veia é uma linha fina e escura que corre o seu corpo até o centro e termina no topo da cauda. Com a unha do polegar, retire esta estrutura para ter um produto mais claro. Use um guardanapo para limpar o dedo. O lagostim está pronto para o consumo.

Mais recentes

×